terça-feira, 13 de abril de 2010

RELATORIO 18ª E 19ª OFICINAS - 10/04/2010

Começamos a nossa oficina com uma oração e uma mensagem de reflexão. Fizemos uma discussão em torno do TP6 em geral e depois mais específico das duas primeiras unidades. Percebemos que o planejamento de um texto é tão importante quanto o proprio. Fizemos uma atividade neste assunto para melhor estendermos o processo de planejamento- escrita-revisão. Todos gostaram muito da forma que o TP expõe o assunto e em seguida fizemos a socialização.
Apos este proveitoso momento passamos para os Avançando na Pratica. Uma troca de experiências incrivel, onde nós sempre saimos com a sensação de mais um dever cumprido e uma tarefa bem realizada. Os AP mais usado foram: as girias, o uso da propaganda. Alguns professores fizeram algumas atividades do AAA6, que tambem obteve muito sucesso.
Fizemos uma pausa para o lanche, que alias tava delicioso, desta vez oferecido pela E. E. "José Romero da Silveira". Aproveito a oportunidade para agradecer. Depois passamos para a atividade proposta pelo TP. Os cursistas gostaram muito do Texto "Espirito Carnavalesco", sairam cada final do texto, onde rimos muito e com certeza aprendemos mais um pouco sobre o planejamento de um texto. Quanto ao planejamento da aula, os professores acharam que o texto da uma bela apresentação teatral, trabalhar com pesquisa sobre as festas regionais, etc. o momento da socialização foi muito bom e divertido.
As 12h 30 paramos para um delicioso almoço, pela primeira vez decidimos almoçarmos. Comparamos uma galinhada e saboreamos. Uhnhnhnhn...
As 13h 30 retomamos ao nossos afazeres, discutimos sobre as duas ultimas unidades do TP6, onde fala com muita clareza sobre a literatura infanto juvenil, foram abordados pontos importantes do TP. Os cursitas relataram os avançando na pratica e como foi a experiencia dentro da sala. Alguns falaram de algumas dificuldades encontradas mas a maioria acharam que tiveram um bom desempenho por parte dos alunos. Os cursitas fizeram a atividade proposta pelo TP, onde puderam relembrar varias obras literárias que marcaram suas vidas como: O caso da borboleta Atiria, A ilha perdida, A montanha encantada, entre outros. Em seguida fizeram as apresentações dos grupos dos resultados obtidos.
Passamos para a parte da Avaliação desta oficina e dos Gestar em geral. Cada cursista foi a frente para falar "O que trouxe" e "O que ele leva" do Gestar. Tivemos depoimentos emocionantes... Houve cursista que disse que com 15, 20 anos de carreira nunca havia participado de algo tão grandioso e que podem falar que deu certo. Eu tambem acredito que o Gestar foi algo inovador e que jamais será esquecido e eu me sinto muito feliz de ter estado a frente.
Entreguei os convites para Oficina de Avaliação e Oficina da Saudade para cada cursistas e para eles levarem para suas escolas. Esclarecemos algumas duvidas em relação a oficina de avaliação e tiramos o amigo oculto que será revelado na nossa oficina da saudade.
Nota 10... o Gestar ja ta deixando saudades....
Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário