sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Orientação para a 1ª Oficina de Avaliação – 14/11/2009

Olá professor cursista,

Durante todo o Gestar II, faremos 20 oficinas, sendo:
- 02 oficinas introdutórias;
- 12 oficinas de TPs;
- 04 oficinas Livres;
- 02 oficinas de Avaliação.
Porém esta é a nossa primeira oficina de avaliação. Sendo a segunda o nosso último encontro. Esta oficina será destinada à avaliação de vocês até o momento.
Portanto preciso que vocês preparem o material para apresentarem.

Obs.: O material pode ser em formato de Cartaz, Mural.
Se possível “Power Point”.

1. Uma apresentação geral de vocês com seus alunos.
* Reflexões a respeito das dificuldades de leitura e escrita dos alunos e possíveis soluções. (Escrito e apresentado)
* Reflexões das atividades que fizeram e deram certo referente à leitura e escrita dos alunos. (Também atividades fora da proposta do Gestar II.) (escrito e apresentado)
* Relato sobre o projeto. (Quem trabalhava nesta perspectiva, se houve acréscimo e quem não trabalhava, como foi a experiência.)
* Fotos dos alunos. (Realizando atividades dos “Avançando na Prática” e do projeto)
* Depoimentos avaliativos de alguns alunos sobre o Gestar II. (por escrito)
* Trabalho dos alunos (Por amostragem) – Estes trabalhos eu precisarei de alguns deles para levar para BH.)
* Se possível, a pasta do projeto pronta para ser entregue. (OU Entregar no máximo dia 20/11/09, pois tenho que levar para BH).

Obs.: A sua apresentação deverá ter no máximo 10 a 12 minutos. Ensaiem para que não ultrapasse do limite de tempo, a fim de que ninguém saia prejudicado.


Lembrete: A próxima oficina dia 07/11/09 será uma oficina Livre e acontecerá na E. E. “Quintino Vargas” de 08h as 12h. Conto com a presença de vocês.

Um grande abraço,

Érica Cristina
Professora Formadora Gestar II – Língua Portuguesa (João Pinheiro/MG)

3 comentários:

  1. Erica! amei saber que você visitou e gostou do meu blog. Às vezes acho que não faço as coisas direito, por exemplo, não sou muito dada a essas novas tecnologias, tanto é que, de todos os formadores de Pernambuco(grande Recife e interior) fui a única que não usei power point. Preparei um banner, expus um cartaz com os trabalhos de quase todos os meus cursistas, coloquei os portifólios dos mesmos numa mesa pra quem sentisse vontade de olhar e, levei, um grupo de alunos de uma turma de EJA(educ. de jovens e adultos), que simplesmente foi maravilhoso.. Deram depoimentos verdadeiros, questionaram a falta de interesse do estado em investir em educação e fizeram uma crítica ao ENEM diante de Tamar e alguns professores da UnB e do MEC, que me surpreendeu. Eu até pensei na hora:"pronto...vou ser exonerada"! Mas foi exatamente o contrário, todos se emocionaram, choraram, foram milhões de fotos e convites para que eles aparecessem em revistas como a Construir e jornais da localidade. A nossa avaliação foi excelente, só não recebemos nota, pois ainda falta concluir duas TPs (2 e 6). Se vc precisar de alguma coisa, alguns detalhes, manda pra mim que terei um imenso prazer em te ajudar. Mas pelo que vi aqui, vc não precisa de ajuda alguma, pelo contrário, eu é que deveria pegar algumas idéias suas. Fico aguardando qualquer notícia tua, e boa sorte com Tamar, ela é maravilhosa...bjos Paloma Camarotti

    ResponderExcluir
  2. Olá Erica,

    Primeiramente gostaria de agradecer o elogio. Quem bom poder contribuir de alguma forma. Em relação à avaliação, como moro distante do local onde aconteceu o seminário achei mais prático fazer uma apresentação em power point. Coloquei alguns pontos referentes às dificuldades e soluções e sugestões encontradas por nossos cursistas nas atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula, depoimentos dos alunos e professores, trabalhos dos alunos, temas dos projetos, anexos com fotografias das oficinas com cursistas organizadas pelas datas vivenciadas. Fotos das visitas às escolas com alunos em sala realizando atividades identificando cada escola visitada. Levei em uma pasta copia dos projetos e selecionei algumas atividades dos potifólios e levei-os em uma pasta que ficou exposta para quem quisesse manuseá-la.
    No momento da apresentação eu ia mostrando e comentando cada slide. Achei que 20 minutos fosse muito tempo acabei passando um pouquinho. Mas como aconteceu com todos e como nossa formadora Tamar é uma pessoa maravilhosa e compreensiva.
    Tivemos um Seminário de Avaliação bem organizado e tudo aconteceu dentro do previsto. Deixou saudades. Quanto ao nosso trabalho ainda não terminou faltam as oficinas dos TP 2 e 6.
    Acredito que você também saíra bem na sua apresentação.
    Boa Sorte
    Até breve
    Um grande abraço
    Núbia

    ResponderExcluir
  3. Oi! A sua visita à apresentação do 8º ano foi muito boa...as fotos estão perfeitas e o compromisso entre os alunos é percebido no rostinho de cada um deles. Parabéns a vc e a professora cursista...bjos Paloma

    ResponderExcluir