segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO - 09ª e 10ª OFICINA - 26/09/09

TP5 - UNIDADES 19 E 20
2ª OFICINA LIVRE

Hoje fizemos mais uma oficina do Gestar II.... está sendo muito prazeroso participar de um projeto tão grandioso e percebo que todos os cursistas também estão cada dia mais satisfeitos com o andamento do curso.
Inciamos com uma oração e a mensangem "As Palavras" para podermos refletir sobre o poder que as palavras têm nas nossas vidas. Falei muito sobre o compromisso com o Gestar, a carga horaria que cada cursista tem que cumprir presencial e sobre o projeto. Em seguida fizemos uma bela discussão sobre os "Avançando na Prática". todos os professores acham muito valido as atividades propostas e percebem que cada aluno está progredindo atraves do Gestar, muitos querem e fazem as coisas melhores porque querem que seus professores coloquem os trabalhos deles nos portfólios... rs... daí podemos concluir a evolução que temos desde o inicio do curso.

A maioria dos cursistas fizeram o Avançando que mostra uma figura e fazem as perguntas para os grupos responderem, depois os grupos fazem um unico texto. percebo que os cursistas estão entusiasmados e levam isso para os seus alunos.

Fizemos as discussões sobre os pontos importantes da TP e tiramos varias duvidas além das coisas novas que eu e os cursistas aprendemos. Os professores mostraram seus trabalhos de sala e trocamos ideias e experiencias para novos avançandos...

Os cursistas fizeram a atividade proposta na "Oficina" pagina 258 e apresentaram em seguida... foi um momento de descontração e enriquecimento. a Tp propoe uma atidade boa para ser levada para os alunos e isso fez com que cada grupo apresentasse e fizesse suspense na hora de vender seus objetos...

No segundo momento fizemos uma oficina livre... Os professores reuniram em grupos e leram. Fizemos um debate sobre letramento. O texto base para a discussão foi "Foram muitos, os professores" de Bartolomeu Campos. Percebemos que a criança quando chega a escola ela vem de um ambiente letrado ou não.. e que tudo que está no seu redor pode ser uma especie de letramento e crescimento intelectual dessa criança.

Fizemos uma bela reflexão e concluimos esse momento com um texto conclusivo.
Passei a atividade para os cursistas para nossa proxima oficina 17/10 dando a eles liberdade de escolherem um avançando na pratica da TP1 unidades 01 e 02 ou uma atividade referente as mesmas unidades do AAA1.

Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário