sábado, 15 de agosto de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO - 6ª OFICINA - 15/08/09

1ª Oficina Livre

Fizemos hoje nossa primeira oficina livre... começamos com uma oração pedindo ao Pai proteção e muita sabedoria. Foi uma oficina prazerosa, tivemos a presença de 21 cursistas e a participação ativa de todos na atividade proposta. Li para os cursistas uma mensagem reflexiva "O jovem rapaz e a estrela do mar". Essa mensagem é parecida com o momento que nós participantes do Gestar estamos... fazendo a diferença na vida de cada aluno. Na oficina passada tivemos o depoimento da professora Guta que seu aluno nunca escreveu nada e com um avançando na pratica sobre a festa junina, viu seu aluno escrevendo seu texto e desenhando... realmente ela está fazendo a diferença para este e muitos alunos.
Comentei sobre a ideias dos projetos, pedi que alguns cursistas fossem a frente para apresentar seus portfolios, em seguida eles se dividiram em quatro grupos (por serie), para fazer um diagnostico sobre cada uma. Pegaram os textos dos alunos e analisaram detalhadamente quais os problemas encontrados nos textos. Chegaram a uma conclusão que as dificuldades são comuns em todas as series (ano). Isso causou uma bela discussão, sugerindo então atividades que possam solucionar muitos destes problemas.
Os cursistas socializaram mais ainda suas ideias num momento de descontração- Um delicioso lanche que a E.E. “Teotônio Brandão Vilela” de Luizlandia do Oeste distrito de João Pinheiro/MG nos ofereceu... Só temos aqui que agradecer a iniciativa da Diretora Chica e dos professores cursistas que trabalham nessa escola.

Há.... nesta oficina ficou combinado (com lista e tudo) uma "oficina festiva" na casa da nossa cursista Zaida.... tenho certeza que será um momento de cada um se conhecer melhor.

A oficina foi muito boa, os professores gostaram e cada um sentiu que não está sozinho nesta caminhada e que as dificildades não estão por serie, escola, é um problema geral e que precisa ser organizado para o sucesso dos nossos alunos.

Até a próxima que será sábado dia 22/08.
Um abraço,

Érica Cristina de Oliveira Espíndola
Professora Formadora Gestar II em João Pinheiro/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário