domingo, 21 de junho de 2009

Relatorio Reflexivo- Oficina 20/06/09- TP3 Unidades 11 e 12

A III Oficina mais uma vez superou minhas expectativas... comecei como de costume; acolhendo os cursistas e uma oração de agradecimento a Deus. Neste encontro tivemos a presença de mais duas novas professoras e senti que elas gostaram e têm interesse no curso. A Zaida apesar de só ter vindo neste trouxe seu protfolio pronto com as atividades feitas com turma da 5ª serie, relatando assim que a turma é muito boa e que consiguiram fazer sem dificuldades as atividades propostas. Fiquei muito feliz e pude percebe o quanto ela senti prazer em lencionar.
Em seguida recordamos as unidades 09 e 10 da TP3 e explanamos alguns itens que haviam ficado vazios na oficina passada. Chegamos a conclusão que generos textuais é importante na vida de todos nós. Após li o texto: O vestido azul para refletirmos nossas praticas pedagogicas entregando assim um 'mini vestido' simbolizando nosso compromisso com a educação. Os cursitas gostaram e sentiram-se compromissados.
Entreguei o texto 'Moça tecelã' e pedi que em grupos criassem outros generos textuais com o tema do texto. Sairam excelentes generos dentre eles: receita, classificados, propaganda, poema, etc... fizemos as apresentações e fomos para o lanche; que como sempre estava delicioso....
Apos o lanche fomos pra oficina propriamente dita... os cursistas falaram, mostraram sobre o Avançando na pratica que levaram para suas turmas... sendo os mais trabalhos: a descrição de um objeto, e os manuais... Muitos falaram que acha o tempo muito corrido e as vezes não conseguem fazer o trabalho como deveria ser feito... mas em geral estao muito motivados. Percebo que há alguns que não estão tão interessandos no programa, ficam dispersos, e muitas vezes não entrosam com o restante da equipe. Espero que com o tempo isso mude. Mas tambem percebo como até já comentei no inicio que exitem cursistas que acreditam na melhoria do ensino e querem fazer parte dessa mudança. Gostam de trocar de experiencias, de estar interagindo com os outros professores. E é aí que nos dá um bom suporte para essa "caminhada". Foi muito bom esse momento, assim falamos sobre pontos importantes das unidades 11 e 12 da TP3. A cursita Maria Augusta abordou que a figura da pagina .... é muito complexa, até gostaria de ter trabalhado com esse avançando na pratica mas acredita que seus alunos teriam dificuldades de descrever a imagem.
Trabalhamos o texto: "O salario minimo" e fizemos as atividades propostas pela TP... os cursitas debateram e chegaram em um consenso que este texto não pode ser uma redação escolar, por possuir caracteristicas marcantes de um adulto, que os pontos abordados não são do conhecimento de uma criança e tambem por ser de autoria de um humorista como Jô Soares. Foi interessante o envolvimento da equipe e o interesse de muitos em descobrir marcas evidentes que apresentam a conclusão do texto.
Passei para os cursistas sobre o projeto que eles têm que desenvolver ate o fim do curso e da importancia desse projeto em equipe. A principio ficaram assustados com o assunto mas logo perceberam que não será um trabalho tão complicado.
Finalizando fizemos a avaliação da oficina e acredito que os cursistas gostaram e tiraram um grande proveito do encontro. Marcamos a proxima oficina para o dia 11/07 as 8h.
Resumindo: a oficina teve uma participação boa e percebi que os cursistas estão gostando muito dos encontros.
"Mãe santissima, amparai-nos sempre"
Érica Cristina de Oliveira Espindola
Professora formadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário